Quando duas pessoas decidem se unir, o fazem porque resolvem que é bom para elas tal arranjo. Somos seres gregários por natureza e ao que parece, frequentemente caminhamos ao encontro do outro aspirando por uma completude. Sobretudo, para os apaixonados, há um grande desejo de fusão. Contudo, o fato de eleger uma pessoa para dedicar uma parte do seu tempo e dos seus recursos não implica que não se possa mudar de ideia posteriormente e, possivelmente, lesar, ou romper este acordo.
Definimos infidelidade como a violação das normas dos parceiros que regulam o nível emocional ou da intimidade física com pessoas fora do relacionamento. Assim, quando duas pessoas decidem se unir, o fazem porque resolvem que é bom para elas tal arranjo. Somos seres gregários por natureza e ao que parece, frequentemente caminhamos ao encontro do outro aspirando por uma completude. Sobretudo, para os apaixonados, há um grande desejo de fusão. Contudo, o fato de eleger uma pessoa para dedicar uma parte do seu tempo e dos seus recursos não implica que não se possa mudar de ideia posteriormente e, possivelmente, lesar, ou romper este acordo.
Há vários tipos de infidelidade. Assim, segundo muitos autores, infidelidade pode ser sexual, emocional ou ambas. A infidelidade sexual é um comportamento que envolve contato sexual, tal como beijar, contato íntimo, sexo oral, ou intercurso sexual. Infidelidade emocional envolve a formação de um apego ou uma afeição por outra pessoa e pode envolver comportamentos como flerte, encontro, conversas íntimas ou se apaixonar. Neste teste tentaremos verificar o seu potencial para se engajar em comportamentos relacionados à infidelidade.
Este teste contém 20 itens que checarão alguns setores específicos dos relacionamentos entre os parceiros íntimos quanto a padrões de assertividade que desenvolvem em suas interações. Em cada item, escolha a opção de resposta que melhor expressa o seu comportamento numa situação como a colocada e escolha uma opção de resposta localizada no quadro abaixo de cada frase e depois confira o resultado.
1) Tentei ficar a sós com alguém que me interessava fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente paralelamente ao meu relacionamento amoroso.
2) Permiti ser tocado (a) por pessoas que me interessavam fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente paralelamente ao meu relacionamento amoroso.
3) Tive pensamentos com outra pessoa que não o meu próprio namorado (a), tais como estar beijando tal pessoa, ouvindo/dizendo frases de conotação amorosa ou mesmo sexual, paralelamente ao meu relacionamento amoroso.
4) Saí para procurar uma outra pessoa para, por exemplo, engajar-me em atividades de sexo casual, e demais aventuras, paralelamente ao meu relacionamento amoroso.
5) Sugeri para o meu parceiro ter um relacionamento sexual com uma outra pessoa.
6) Disse que gostava do(a) próprio(a) parceiro(a), mas desejava sexualmente uma outra pessoa.
7) Falei com entusiasmo e/ou com admiração de uma outra pessoa que me interessava fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente, paralelamente ao meu relacionamento amoroso.
8) Fui prestativo com pessoas que me interessavam fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente, paralelamente ao meu relacionamento amoroso.
9) Almocei a sós com uma pessoa que me atraia fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente sem o conhecimento do(a) meu(minha) parceiro(a)
10) Vi fotos (ou outras imagens em sites) de pessoas nuas (ou seminuas) que me interessavam fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente, paralelamente ao meu relacionamento amoroso.
11) Fiz novas amizades com pessoas que me atraiam fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente sem o conhecimento do(a) meu(minha) parceiro(a).
12) Liguei para alguém que me interessava sentimentalmente enquanto meu parceiro não estava por perto.
13) Esqueci propositalmente meu celular desligado a fim de não ser encontrado(a) pelo(a) parceiro(a).
14) Mantive uma aventura amorosa (independentemente da duração) com uma ou mais pessoas que me interessavam fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente, paralelamente ao meu relacionamento amoroso.
15) Enquanto mantinha relações sexuais com meu parceiro, fiquei imaginado como seria se estivesse me relacionando com uma ou mais pessoas que me interessavam fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente.
16) Liguei para o(a) meu(minha) parceiro(a), após ter tido um encontro de natureza sexual ou emocional, com alguém que me interessava fisicamente ou amorosamente, como se este comportamento fosse me devolver paz ao coração.
17) Atendi o telefonema de alguém que potencialmente eu paquerava, diante do meu namorado (a) e dissimulei, na frente deste (a), pedindo que a pessoa ligasse em outro momento.
18) Menti para meu(minha) namorado(a) que estaria em um lugar para me encontrar com alguém que me atraia fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente.
19) Cheguei atrasado(a) em algum encontro marcado com o(a) meu(minha) namorado(a) porque estava me encontrando com alguém que me atraia fisicamente, amorosamente ou sentimentalmente.
20) Não consigo ficar sem me relacionar sexualmente com alguém do sexo oposto ou do mesmo sexo, durante o decurso de meu relacionamento amoroso com meu parceiro.