Todos os seres humanos normalmente têm seus altos e baixos na vida, e muitos talvez até estejam precisando de algum tipo de encaminhamento específico para ajudar a resolver certas dificuldades. A Psicoterapia é um dos possíveis encaminhamentos que busca esclarecer o universo de sua mente e dar um panorama claro de como as coisas funcionam na vida. Quem sabe você já pensou em procurar um psicólogo, mas não tinha certeza de que este era o caminho? Como saber o momento certo de buscar ajuda de psicoterapeuta? Este teste tenta descobrir se você está passando por alguma/algumas dificuldade(s) emocionais que necessitam de ajuda psicoterapêutica. Responda o mais sinceramente que puder e depois confira o resultado.
Este teste contém 24 itens. Em cada item, escolha a opção de resposta que melhor expressa o seu sentimento, assinalando a afirmação que melhor expressa a sua realidade em uma das sete opções localizadas no quadro abaixo de cada frase e depois confira o resultado.
1) Normalmente penso que as pessoas nunca me compreendem ou as minhas dificuldades.
2) Costumo estar em harmonia entre o que eu digo e o que faço.
3) Levei alguns sintomas para meu médico e ele falou que o que sinto não é um problema de origem orgânica.
4) Não consigo conviver bem, por algum motivo que não sei explicar direito, com as pessoas da minha escola e/ou do meu serviço.
5) Ultimamente não estou tendo boa convivência com as pessoas da minha família.
6) Ultimamente, não tenho rendido em meu serviço e/ou meus estudos, como anteriormente.
7) Frequentemente tenho a sensação de não conseguir dar conta da minha situação.
8) Acho que a maioria dos meus problemas nunca terão solução.
9) Guardo algumas mágoas dentro do meu coração contra alguma(s) pessoa(s) e gostaria de trabalhar esta questão.
10) De modo geral, eu não reconheço em mim nenhum grande distúrbio, conflitos ou frustrações.
11) Lido de forma satisfatória com as sensações de ansiedade e de insegurança, quando estas aparecem, e sei como superá-las.
12) Quando saio de casa, ou do trabalho, ou vou dormir, costumo voltar várias vezes para me certificar de que a porta está fechada, o fogão desligado, as janelas fechadas, etc.
13) Tenho pavor de coisas como insetos, lugares fechados, sangue, trovões, andar de avião, etc e este medo atrapalha a minha vida.
14) Já houve casos na minha família de problemas emocionais parecidos com o que estou sentindo no momento.
15) Costumo ter ideias negativas tais como: que não tenho futuro, que ninguém gosta de mim, que tudo seria muito melhor se eu não tivesse nascido, ou ainda já considerei a idéia de suicídio.
16) Normalmente comparo o meu valor próprio com o de outros.
17) Geralmente preciso do estímulo de outras pessoas para executar tarefas importantes, tais como estudos ou para executar trabalhos.
18) Possuo alguns hábitos ou vícios incontroláveis e me sinto mal por tê-los.
19) Gasto boa parte do meu tempo me preocupando com o que os outros estão pensando sobre a minha aparência, meu lar, meus filhos (se os tiver), etc.
20) Quando acontece alguma dificuldade costumo pensar que forças maléficas e sobrenaturais como macumba, olho gordo, magia negra, dentre outros exemplos estão atrapalhando a minha vida.
21) Penso que a maioria dos meus problemas nunca terão solução.
22) Não gosto muito de mim e queria ser diferente.
23) Desejo frequentemente que os seus amigos ou familiares façam sempre a minha vontade.
24) Geralmente sinto dificuldades para tomar decisões importantes em minha vida