Define-se compromisso por este teste como sinônimo de fazer uma promessa bem-intencionada de uma pessoa por outra, desta ser responsável por aquela, realista, monogâmico(a) e empenhado(a). Contudo, o medo de compromisso é uma realidade presente em muitos relacionamentos e que causam um sofrimento significativo a muitas pessoas.
Embora este teste não se proponha a explicar as origens do medo de se engajar em relacionamentos amorosos, ele é um recurso útil para identificar se você ou mesmo se alguma parceria em potencial age dessa forma antes que seja tarde demais, até para determinar, se você quiser se envolver se o teu esforço realmente vale ou não a pena.
Portanto, este teste se propõe a identificar se você pode ser uma pessoa afetada por esta dificuldade encontrada em relacionamentos amorosos, e contém 24 itens que checarão situações específicas e, assim, identificar se você passou ou está passando por uma dificuldade de se engajar em relacionamentos. Sua tarefa, para cada item, consiste em escolher a opção de resposta que melhor expressa a sua atitude, escolhendo uma das opções de resposta localizadas abaixo de cada frase.
1) A pessoa pelo qual você tem interesse investe/investiu maciçamente e mostra/mostrou estar mais interessada em você do que você nela.
2) Logo no início da relação, e em um curto espaço de tempo essa pessoa disse que achava você especial ou perfeita(o) ou alguma coisa do gênero.
3) Essa pessoa tem um histórico conturbado com outros(as) parceiros(as), mas faz/fez acreditar que com você será diferente.
4) Essa pessoa faz de tudo para poder impressioná-lo(a).
5) Essa pessoa parece vulnerável e age como se precisasse mais se engajar em relacionamentos amorosos do que você.
6) Essa pessoa dá a entender que está a procura de uma parceria monogâmica, profunda e não apenas um caso passageiro.
7) Essa pessoa diz estar disposta a deixar tudo para ficar com você (planos, carreira, família, dentre outras situações).
8) Essa pessoa telefona a todo o momento durante o dia “só para dizer oi” e/ou para “ouvir a tua voz”.
9) Essa pessoa fala abertamente no “futuro” elaborando planos acerca de coisas que vocês farão juntos.
10) Essa pessoa faz de tudo para que você confie nela e você acaba confiando mesmo.
11) Essa pessoa te convence a assumir um compromisso emocional ou sexual com ela.
12) De repente essa pessoa parece estar se afastando como se algo a estivesse intimidando e começa a deixar de telefonar com a freqüência de antes ou de ser tão atenciosa com você.
13) De repente essa pessoa começa a expressar palavras e manifestar ações cheias de mensagens ambíguas.
14) De repente essa pessoa deixa claro que determinadas áreas da vida dela como amigos, família e trabalho são restritas para você e te exclui de algumas atividades ou da maioria delas e talvez até apresente desculpas plausíveis para esta atitude.
15) De repente essa pessoa foge de situações que incluam sua família e amigos e evita passar muito tempo com essas pessoas. É como se tivesse certeza que alguém ali sabe de alguma coisa negativa sobre ela.
16) De repente essa pessoa a trata como se você não fosse mais prioridade para ela e tem um milhão de desculpas plausíveis para isso.
17) De repente essa pessoa estabelece um cronograma determinando quando e como terá tempo para você e parece ter sempre outras prioridades que parecem ser atendidas perturbando assim a evolução natural do relacionamento.
18) De repente essa pessoa mostra que não gosta de expectativas, mas não esclarece quais são estas.
19) De repente essa pessoa passa a ter problemas para ver você. Por exemplo: “ele tem dificuldade para dormir na tua casa agora”; “você mora muito longe”; “ela é alérgica ao teu gato”.
20) De repente essa pessoa começa a encontrar defeitos em você e a encontrar razões pelas quais o relacionamento não vai dar certo.
21) De repente se essa pessoa estiver saindo com outra pessoa garante a você que você é a pessoa mais importante da vida dela.
22) De repente essa pessoa passa menos tempo com você e já não se preocupa em dar muitas explicações.
23) Essa pessoa se esquiva de intimidades e põe a culpa no trabalho, no cansaço ou em doenças e ainda insinua que se você fosse realmente uma pessoa compreensiva você entenderia esta situação.
24) Apesar de tudo o que essa pessoa diz nada muda, o relacionamento não evolui para melhor e essa pessoa se recusa a falar sobre isso.