Orientação psicológica Online

 

Atendendo as inúmeras solicitações de clientes que residem fora da capital paulista e no exterior estou realizando atendimento psicológico vis Skype.

 

 

Características Gerais do atendimento online

O atendimento psicológico online foi regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio da Resolução 012/2005.

A aprovação e habilitação para este atendimento pode ser verificada no  Cadastro e-Psi.

Internet X Consultório: vantagens e desvantagens

O atendimento psicológico via internet não é psicoterapia e não substitui a psicoterapia feita em consultório. O atendimento online tem como principal objetivo prestar ajuda em problemas específicos, de forma focada e breve. O trabalho via internet é chamado “orientação psicológica”. Casos que precisarem de psicoterapia ou de acompanhamento por um tempo maior são encaminhados a profissionais que atendem em consultório.

Vantagens

O atendimento psicológico online, enquanto “orientação psicológica”, apresenta algumas vantagens em relação a uma orientação psicológica presencial (ao vivo): permite melhor utilização do tempo, pois você não precisa se deslocar até um psicólogo. Pode também ser uma vantagem poder acessar o serviço de sua própria casa, ou seja, de um ambiente mais familiar e conhecido. Muitas pessoas se sentem mais à vontade para se expressar por meio do computador do que ao vivo.

Ética Profissional

O atendimento psicológico online segue todas as normas do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Isso garante a qualidade ética do serviço. É garantido o sigilo das informações prestadas. Nada do que for relatado ao psicólogo responsável por este tipo de atendimento será publicado ao levado ao conhecimento de qualquer outra pessoa. Entretanto é importante notar que a internet não é um meio 100% seguro em termos de confidencialidade, devido a possibilidade de hackeamento, dentre outras.

Quem pode ser atendido?

O atendimento psicológico online é destinado a maiores de 18 anos. O atendimento a adolescentes só pode ser feito mediante autorização por escrito de um dos pais ou responsável. A orientação on line não é extensiva a moradores da cidade de São Paulo.

Como funciona o Atendimento Psicológico Online?

O atendimento online é realizado por E-mail ou Chat (ou também chamados programas de “bate-papo” ou de “mensagens instantâneas”).

Normalmente a orientação é feita em uma única sessão. Se necessário, podem ser marcadas mais sessões. Se você precisar de um acompanhamento mais longo, será feito o encaminhamento à psicoterapia em consultório.

Durante todo o tempo em que você estiver sendo atendido, haverá apenas um psicólogo dedicado a você. Nenhuma informação será publicada ou levada ao conhecimento de outras pessoas.

Chat (Programas de Bate-papo)

Cada sessão equivale a 50 minutos de conversa via Chat. Será feito um agendamento prévio de data e hora em que você e o psicólogo estarão online para conversar. A opção via Chat é boa se você prefere uma interação mais direta com o psicólogo.

Para o atendimento via Chat, utilizamos o seguinte aplicativo:

Privacidade

Todos os dados informados serão mantidos rigorosamente em sigilo. Nenhuma das informações prestadas será divulgada sem sua autorização. O sigilo das informações trocadas entre o cliente e o psicólogo é garantido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, o qual seguimos rigorosamente.

Procura-se também utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis para garantir a proteção das suas informações (criptografia das informações anotadas, a constante atualização de antivírus, dentre outras).

Eis algumas coisas que você pode fazer para garantir que suas informações não caiam na mão de outras pessoas:

Computadores Públicos

Evite usar computadores públicos, como em cyber-cafés, lan-houses ou em computadores da faculdade ou do trabalho.

Em Casa

Se o seu computador for usado por outras pessoas, lembre-se de não deixar seu e-mail aberto. Desative as opções de “salvar senhas” do seu navegador.

Senhas

Não informe a outras pessoas suas senhas pessoais de e-mail ou dos programas de mensagens instantâneas.

Histórico de Mensagens

Os programas de mensagens instantâneas (Live Messenger e Skype) guardam todas as mensagens que são trocadas entre os usuários. Desative a opção de guardar histórico desses programas.

Como faço para ser atendido?

Quer AGENDAR um atendimento? Encaminhe um email solicitando os dados para depósito bancário/ transferência e também informar quais os melhores dias da semana e horários para o atendimento online?*
* informe sempre o horário de Brasília.

    Chat (Programas de Bate-papo)

    Para esta opção, você precisa ter instalado o seguinte aplicativo em seu computador.

    Cada sessão equivale a 50 minutos de conversa via Chat. O contato inicial deve ser feito através do formulário de agendamento do site. Após o primeiro contato, será feito um acordo inicial de 1 a 4 sessões, de acordo com sua necessidade. Será marcada data e hora para o atendimento.

    Tipos de problemas atendidos

    Dificuldades em alguma fase de transição na vida; Problemas de ansiedade, estresse, autoestima, timidez, fobias, impulsividade, sentimento de culpa, depressão, sexualidade, dificuldades de relacionamento, medos, perdas (por morte ou separação), obesidade, etc. Entretanto, após a primeira avaliação de cada caso, pode ser que se chegue à conclusão que apenas o atendimento online não será suficiente. Nesses casos poderá ser feito o encaminhamento a uma terapia em consultório.

    Quer AGENDAR um atendimento? Encaminhe um email solicitando os dados para depósito bancário/ transferência e também informar quais os melhores dias da semana e horários para o atendimento online?*
    * informe sempre o horário de Brasília.