Fonte: Press Reader

Fabio Saraiva

Desejar mulher de amigo pode acabar mal e exige reflexão

Sentir atração por pessoa comprometida com colega pode ser fruto de confusão de sentimentos

“Ela é amiga da minha mulher, mas vive dando em cima de mim”, canta Seu Jorge no sucesso “Amiga da Minha Mulher”. Nele, um homem comprometido narra o dilema de ser “tentado” por alguém próximo de seu relacionamento.

Já em “Namoradinha de um Amigo Meu”, de 1967, Roberto Carlos “sofria”, mas em outra posição, a do homem atraído pela mulher comprometida com o amigo.

Na vida real, situações assim, onde alguém está sobrando em um “triângulo amoroso” inexistente não são incomuns e podem indicar confusão de sentimentos.

E isso vale para a atração que parte apenas do amigo do casal ou quando o interesse chega a balançar um dos comprometidos.

“Nossas emoções variam muito. Um homem que se sinta atraído pela namorada ou mulher do amigo deve avaliar se o que está sentindo não é só uma fantasia. Diante disso, será que vale a pena estragar uma amizade?”, afirma Thiago de Almeida, psicólogo especializado em dificuldades do relacionamento amoroso.

Porém, dependendo da intensidade da situação, Almeida diz que o amigo deve considerar se afastar do casal e procurar a ajuda especializada, como um terapeuta.

Escolhas

Mas, e se a pessoa que faz parte do casal acaba percebendo que o(a) amigo(a) tem interesse nela?

Segundo Ricardo Monezi, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp, primeiro é preciso avaliar se é algo correspondido. “Se não for, tenha calma, mas deixe claro que você está bem no seu relacionamento e não quer nada mais do que a amizade da outra pessoa”, diz Monezi.

Se o sentimento é correspondido, quem tem um companheiro precisa ponderar muito. “É preciso fazer um autoexame e ver o que a pessoa sente pelo outro e no próprio relacionamento. Optar pelo fim de uma relação por essa razão vai significar ter o julgamento do ex e da sociedade”, afirma Monezi.